quinta-feira, 2 de março de 2017

Parque Estadual do Jaraguá

No final do séc. XVI, o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá,  alguns anos depois o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurífera.
A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX e profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.
Em 1940, foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo, e em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.
 Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo.
 Jaraguá palavra tupi que significa “Senhor dos Vales” essa característica é marcante no Parque, que possui montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade, isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo.
Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, têm como vizinhos os bairros de Perus e Pirituba e o município de Osasco.

No livro "A Mina de Ouro"  a escritora "Maria José Dupré" narra uma aventura no Pico do Jaraguá.

fontes: wikiparques .spbairros.
fotos: i.ytimg. spbairros. Flickr tripadvisor. Secretaria do Meio Ambiente cultura.sp. photobucket







Nenhum comentário:

Postar um comentário