terça-feira, 7 de março de 2017

Edifício Guinle

Rua Direita, 49 Sé
Em 1912 foi solicitada à prefeitura de São Paulo uma autorização para a construção do edifício Guinle & Cia, que abrigaria a sede paulistana da família carioca Guinle, em um lote do centro antigo da cidade, especificamente em uma das ruas principais do comércio da época.
A prefeitura exigiu uma análise apurada para decidir se seria possível construir na região um prédio com mais de dois andares, que era a altura dos prédios da cidade, com exceção de um único edifício de quatro andares situado na Rua IV de Novembro.
O Barão de Duprat, prefeito da cidade, duvidada que uma construção com sete andares fosse estável, e pediu ao engenheiro Francisco de Paula Souza, então diretor da Escola Politécnica, um aval para o procedimento, e so após a solicitação ser aprovada pela Câmara Municipal, deu-se início à construção do Guinle, considerado um precursor na verticalização de São Paulo e pioneiro no uso do concreto armado no país.
Projeto do arquiteto "Pujol Júnior" que previa um prédio de 32 metros de altura, a construção chegou aos 36 metros por conta da cobertura, que ganhou duas edículas.
Em 1965, a Companhia Seguradora Brasileira, então proprietária, solicitou a prefeitura a mudança da do número 7 para o lote de números 37,43,49 e 53 – sendo o número 49 o utilizado na placa do local.
Em 1997 a empresa Mundial Calçados adquiriu a propriedade, e mantem uma de suas lojas no térreo do edifício. 
Em 2011 os sócios da companhia conseguiram realizar uma restauração do imóvel através de um financiamento aprovado pela Lei Cidade Limpa.
O Guinle foi a primeira construção brasileira que teve seu procedimento acompanhado por técnicos do Laboratório de Ensaios da Escola Politécnica, além de ser a primeira edificação feita em concreto armado, e apesar da inauguração em 1913, a construção do prédio durou de 1912 a 1916, ano em que foi finalizado. A técnica construtiva utilizada foi o concreto e vedação em alvenaria.
O edifício foi tombado pelo Conpresp, em 2007, sendo decretada a preservação das fachadas e volumetria pela resolução 17/07-109.
fonte: wikipedia
fotos: wikipedia (Yahisbel Adames) google




Nenhum comentário:

Postar um comentário