sexta-feira, 24 de março de 2017

Quartel do Segundo Batalhão de Guardas

Parque Dom Pedro II

Obra concluída em 1842 e que funcionou em seus primeiros anos como sede da Chácara do Fonseca.
Construção de tijolos e taipa de pilão, preserva suas características clássicas originais com pilastras na e platibandas na fachada, piso de pinho-de-riga, vitrais coloridos, uma claraboia construída em forma de cone e um teto alto sustentado por imensas vigas. 
 historiador Antônio Egídio Martins no livro "São Paulo Antigo" (paginas 58/61) diz que o prédio foi adquirido pela Fazenda Provincial com o objetivo de instalar o Seminário dos Educandos em 1859. O historiador Ernani da Silva Bruno em "História e Tradições da Cidade de São Paulo", Vol. III (página 1197) discorda, afirmando que o Seminário dos Educandos foi instalado apenas em 1860, mas ambos concordam em relação a data em que o edifício passou a abrigar o Hospício dos Alienados, sendo 1862 o ano em questão, o hospício permaneceu no imóvel até 1903, quando os pacientes que residiam no imóvel foram transferidos para o município de Juquer(antigo nome do município de Mairiporã, depois desmembrado nos municípios de  MairiporãFranco da RochaCaieiras e Francisco Morato)
Em 1906 depois de ser adaptado  passou a abrigar o Segundo Batalhão de Guardas e até hoje é conhecido como tal, em 1992 o batalhão foi transferido para nova sede localizada no município de Osasco e o imóvel foi cedido para a Polícia Militar.
Tombado em 1981 pelo CONDEPHAAT com o objetivo da instalação do Museu Militar de São Paulo no edifício, com a orientação que internamente necessitava de reparos "imediatos" apesar de estar em boas condições externa.
Desde a mudança do Segundo Batalhão de Guardas para Osasco, o imóvel se encontra fechado em estado de abandono e deterioração, com inúmeras janelas quebradas, rachaduras nas paredes, telhas quebradas, pichações e muito entulho acumulado do lado de dentro, o edifício parece estar “caindo aos pedaços” para os pedestres que passam na região do Parque Dom Pedro II.
fonte: wikipedia
fotos: Ricardo Guimarães de Siqueira wikimedia. pinimg. saopauloskyline





Nenhum comentário:

Postar um comentário