terça-feira, 21 de março de 2017

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

 Avenida Doutor Arnaldo,

Fundada em 24 de novembro de 1891 pela Lei nº 19 como "Academia de Medicina, Cirurgia e Pharmacia de São Paulo", mas só implantada em 19 de dezembro de 1912, pelo governador do estado de São Paulo, Francisco de Paula Rodrigues Alves.
Arnaldo Vieira de Carvalho foi nomeado seu primeiro diretor, e aula inaugural foi ministrada apenas em 02 de abril de 1913 no salão nobre da Escola Politécnica por Edmundo Xavier e o seu centro acadêmico, foi fundado no mesmo ano tendo como Patrono o Cientista, Medico e Sanitarista Osvaldo Cruz.
A pedra fundamental da Escola foi lançada em 25 de janeiro de 1920, e foi o último grande gesto público de Arnaldo Vieira de Carvalho, que faleceu meses mais tarde, e a  Avenida Municipal, em frente à Faculdade, é mais tarde renomeada Avenida Dr. Arnaldo, em homenagem ao fundador.
O edifício que hoje alberga a faculdade foi concebido por Ernesto de Sousa CamposLuís de Resende Puech e Benedito Montenegro, construído a partir de 1928, pela Construtora Siciliano e Silva do Eng. Heribaldo Siciliano em grande parte com recursos da Fundação Rockefeller, o prédio foi inaugurado em 1931, as relações entre a Fundação Rockefeller e a Faculdade muito contribuíram para o aprimoramento do curso da graduação.
A partir de 25 de janeiro de 1934, através do decreto 6.283,  passou a integrar a Universidade de São Paulo.
Até 1944, As aulas práticas de clínica e cirurgia eram ministradas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, quando foi inaugurado o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, hoje considerado o maior complexo hospitalar da América Latina.
Quando a faculdade não possuía sede própria, seu primeiro exame de admissão foi realizado na Escola de Comércio Alvares Penteado, no Largo São Francisco, e a direção se localizava no número 42 da rua Brigadeiro Tobias, enquanto no número 1 da mesma rua eram realizados os cursos de Histologia, Histologia Patológica e Anatomia.
A área total da Faculdade (incluindo o prédio cedido ao Instituto Oscar Freire( Medicina Legal)) é de 56.374,40 metros quadrados. A área cedida ao Instituto Oscar Freire é de 4.643,70 metros quadrados.
fonte: wikipedia
fotos: wikipedia (JVech Deco97) usp.br google maps





Nenhum comentário:

Postar um comentário