quinta-feira, 2 de março de 2017

Chácara do Carvalho 

Barra Funda.
Uma antiga fazenda, pertencentes a família de Francisco de Assis Carvalho, que em 1840 foi adquirida pelo Barão de Iguapé, Antônio da Silva Prado (1778-1875) sendo que seu neto, o Conselheiro Antônio da Silva Prado (1840-1929) a recebeu por herança, primeiro prefeito de São Paulo, e a loteou em 1890, mas ficou com um pedaço para si,  e  contratou o florentino Luigi Pucci (que projetou o Museu do Ipiranga)para construir seu palacete na chácara, onde residiu com sua família, a esposa Catarina da Silva Prado e oito filhos, no período de 1893 a 1929, e criou ali cavalos puro-sangue e vacas e levou um estilo de vida aristocrático,  dentro da casa havia um teatro “em que chegaram a se apresentar orquestras e companhias dramáticas”.
A Chácara do Carvalho é o marco-zero do surgimento do bairro da Barra Funda.
Em agosto de 1920, chegou a hospedar os reis da Bélgica que visitavam São Paulo, para o que contou com reforma sob supervisão do arquiteto Cristiano Stockler das Neves.
Com o falecimento do Conselheiro em 1929, seu cortejo fúnebre saiu da propriedade, e seguiu a pé para o Cemitério da Consolação, a Chácara passou à sua filha Hermínia, que ali viveu com sua família até o ano de 1931.
Em 1934, os herdeiros passaram a lotear a área, e abriram-se duas novas ruas: Rua Chácara do Carvalho e Rua São Martinho, e prolongaram a Alameda Barão de Limeira desde a Alameda Eduardo Prado até a Rua Lopes de Oliveira.
Com entrada pelo número 1379 da Barão de Limeira, a casa em que viveu Antônio Prado é hoje a escola católica Boni Consilii. 
Legião Negra
A Legião, abrigada na Chácara do Carvalho em 1932, também conhecida por Pérolas Negras, se juntou aos batalhões de estudantes, operários, ferroviários, portugueses, alemães, espanhóis, e até mesmo índios, por considerar que a “causa paulista” também dizia respeito aos negros.
Envolvida com a “causa paulista”, mas também empenhada em fortalecer uma identidade própria, a Legião Negra escolheu para nomear os seus batalhões personagens negros e mestiços importantes da história do Brasil, como o conselheiro Antônio Pereira Rebouças e Henrique Dias.
fontes: sao-paulo.estadao vikipedia
fotos: .hgopgaragem. mw2.google portal do arruda  lh4.googleuse







Desenvolvido por: Memoria Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário