terça-feira, 7 de março de 2017

Edifício Senador Paulo Abreu
Sede do Banco das Nações 
Parque D. Pedro II, Na esquina das ruas General Carneiro e Doutor Itapura de Miranda.

Provavelmente construído no início dos anos 50, dificilmente  passa despercebido por aqueles que andam pela região do Parque D Pedro II e região do Mercado Municipal, isso se deve ao relógio instalado no alto do prédio, que mesmo sem funcionar e faltando números em seu mostrador, ainda é destaque na paisagem.
As características em Art-Déco e as pequenas janelas quadradas que compõe sua fachada, e sua bela arquitetura, o Edifício Senador Paulo Abreu tem um histórico que merece destaque. 
Foi a primeira sede do antigo Banco das Nações, de propriedade do empresário e político Senador Paulo Abreu, por isso o edifício recebe seu nome. 
Com a mudança da sede do Banco para outro endereço e sua liquidação em 1.999, o local passou  passou a por um lento processo de abandono e decadência.
Naquele pedaço da cidade ele e o único prédio cercado por sobrados comerciais e armazéns e no seu andar térreo funciona uma atacado de frutas, como e comum na região.
Não consegui maiores informações sobre data exata da construção e arquiteto responsável pelo projeto e construção.
Mas e lamentável que um edifício com características tão bonitas esteja tão degradado.
O Grupo Nações fundado pelo Senador Paulo Abreu hoje atua nas áreas de: investimentos, estacionamentos, agropecuária, Aeronáutica, Industrial e Construções e ainda e provavelmente proprietário do edifício.
Fontes: 
Prédios de São Paulo(Facebook) saopauloantiga nacoes.

Fotos: Manoel Afonso static.panoramio




Nenhum comentário:

Postar um comentário