quinta-feira, 16 de março de 2017

Parque Zoológico de São Paulo

Avenida Miguel Estéfano, 4241
Criado em junho de 1957 embora a inauguração do Zoológico, prevista para janeiro de 1958, mas as fortes chuvas daquele ano levaram a ser adiado, e no dia 16 de março foi inaugurado oficialmente.
Na abertura o Zoológico de São Paulo dispunha de 445 animais, dentre eles: nove cervos; duas onças pintadas e 1 preta; três jaguatiricas; dois gatos do mato; um urso; 23 papagaios; três ararinhas-azuis; e a rinoceronte Cacareco, famoso por ter sido eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a entrada era gratuita e, a partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, ingressos passaram a ser cobrados.
O Parque Zoológico de São Paulo é o maior jardim zoológico do Brasil, ao sul da cidade, localizado em uma área de 824 529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas, em sua interior se encontra as nascentes do histórico riacho do Ipiranga.

Suas parcerias com outras instituições estaduais, federais e estrangeiras incluem pesquisas que facilitem a preservação de espécies ameaçadas. Atualmente, o zoológico é o quarto maior do mundo e é considerado o maior e melhor jardim zoológico da América Latina.
O Zôo de São Paulo foi a primeira instituição brasileira a propor e participar em diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como os micos-leões, os pequenos felídeos neotropicais, arara-azul-de-lear e ararinhas-azuis, bisão europeu, cachorro do mato vinagre, condor, o único leopardo das neves do Brasil e o urso de óculos.
Desde 1994 o Zoológico de São Paulo é reconhecido pelo Guinness Book como o maior zoológico do Brasil, nesse mesmo ano, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo foi classificada na categoria "E", a mais alta, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para entidades de manejo ambiental e preservação de espécies.
Possui em exibição mais de 3.200 animais, de 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos de exposição e terrários semelhantes ao habitat natural. 
A fundação mantém uma fazenda destinada tanto à produção de alimentos para seus animais entre os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, tendo uma área de 574 hectares.
Mantém presença marcada no cenário científico, através de convênios já firmados com diversas Universidades e Institutos.
fonte: wikipedia
fotos:
The Photographer viajantebrasileiro




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário