sábado, 18 de março de 2017

Edifício e Galeria Califórnia

Ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros.
Projetado pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Carlos Lemos em 1951, sendo inaugurado em 1955.
Banco Nacional Imobiliário adquiriu o terreno do arquiteto Júlio de Abreu, que sugeriu que a obra tivesse a participação de Niemeyer, que fez os estudos do projeto no Rio de Janeiro e só depois veio para São Paulo e montou um escritório na rua 24 de maio, sob a supervisão de Carlos Lemos.
O projeto segui às novas demandas do mercado imobiliário, aproveitamento do lote e obedecendo à nova legislação da época, devido às dificuldades no atendimento à legislação, o prédio levou cerca de quatro anos para ser aprovado na Prefeitura.
Niemeyer desenhou um projeto obedecendo as demandas para as ruas onde o lote se localiza, alcançando em cada uma a altura máxima permitida de acordo com a largura da via. 
O edifício ocupa toda extensão lindeira dos lotes, e em seu interior há um pátio interno para onde são voltadas as quatro alas de escritórios, com amplos corredores e seis elevadores, nas duas fachadas o edifício conta com pilares em "V", marca de Niemeyer e que se tornaria moda na década de 50.
Na fachada da Rua Barão de Itapetininga, o edifício possui treze pavimentos sendo dez andares, com mais três recuados
Na da Rua Dom José de Barros, o edifício passa a ter oito pavimentos seguindo o alinhamento da via e mais cinco pavimentos em um só um recuo, com esta configuração, a partir do pátio interno a percepção é de treze pavimentos em todo o edifício.
Apesar de resolver plástica e funcionalmente as necessidades do edifício, este foi duramente criticado pelo arquiteto suíço Max Bill, em sua visita a São Paulo em 1953. segundo o arquiteto, o edifício possui estrutura confusa, desnecessária e pródiga, apontando o excesso no formalismo de Oscar Niemeyer, na época os arquitetos brasileiros reagiram mal às criticas de Max Bill e preferiram criticá-lo a debater as questões levantadas.
 O edifício possui um mural de mosaico de Portinari (com cerca de 250 metros quadrados) no interior da galeria.
fonte: Wikipedia
fotos: Dornicke wikipedia google maps



Nenhum comentário:

Postar um comentário