terça-feira, 7 de março de 2017

Edifício Banco de São Paulo

Praça Antônio Prado, 9 e Rua São Bento, 380

Construído entre os anos de 1935 e 1938, projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e construído pelas empresas Companhia Constructora Nacional S/A e Sociedade Constructora de Immoei, a pedido da família Almeida Prado para abrigar o Banco de São Paulo,fundado pela família no dia 5 de outubro 1889.
Fazem parte do edifício dois blocos distintos e interligados, um voltado para a Rua São Bento, nº 380, e outro para a Praça Antônio Prado, nº 9, o primeiro deles conta com 12 pavimentos, incluindo o térreo, e o segundo com 16 pavimentos, também contando o térreo. A metragem total dos dois prédios é de 13 mil metros quadrados construídos, eles são interligados através de corredores de circulação ao redor do poço interno de ventilação dos prédios.
É um dos maiores exemplares da arquitetura art déco com o seu desenho geométrico, uso do ferro e mármore e o piso de mosaico.
“A maioria dos edifícios desse estilo de São Paulo têm ornamentação austera, geralmente limitada à entrada. O prédio do Banco de São Paulo é exceção. Se a fachada ostenta rica ornamentação, seu interior se revela espetacular”.Rocha, Marta.«Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico» (PDF)Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico. Atitute Brasil.
A sede do Banco de São Paulo e uma arquitetura sóbria e clássica mas dando-lhes um aspecto luxuoso e moderno; alguns dos materiais usados na construção do edifício são o mármoregranitoferrobronzemadeira ipê e cabreúva, entre outros, todos considerados materiais nobres e fornecidos por empresas conceituadas, como o Liceu de Artes e Ofício, que foi o responsável pela decoração do interior do prédio e pelos arabescos de ferro e bronze.
Em 24 de outubro de 1995 foi pedido o tombamento  ao CONDEPHAAT que foi concedido em 7 de junho de 2003, e o COMPRESP, através da resolução nº 37 do dia 9 de dezembro de 2002.
Em 1973, o Banco de São Paulo foi vendido para o Banespa e tornou-se um patrimônio público. Desde então, ele é sede da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude de São Paulo.
O prédio mantém-se conservado em seu estilo arquitetônico, mas sofreu algumas alterações em seu interior para abrigar a sede da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude do Estado de São Paulo, que permanece no edifício até os dias de hoje. 
O salão principal do edifício, agora abriga o Espaço Turístico, onde são expostos artesanatos de diversos municípios paulistas; além disso, o cofre do banco, localizado em seu subsolo, transformou-se em um museu dedicado a Adoniran Barbosa.
fonte: wikipedia
fotos: Gladstone Barreto SELJ-SP .atitudebrasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário