quinta-feira, 2 de março de 2017

Casa do Regente Feijó 

Casa do Sítio do Capão
Jardim Anália Franco
O primeiro registro sobre a construção e de 1698, porem o imóvel ficou associado à figura do Padre Feijó, talvez seu mais ilustre proprietário e morador, que ali viveu durante quatorze anos, a partir de 1827, construída em taipa de pilão é uma das casas bandeiristas remanescentes na cidade, foi tombada pelo CONDEPHAAT e CONPRESP.
A planta foi alterada algumas vezes, sendo a primeira no decorrer do século XIX, quando lhe foi acrescida mais um andar, transformando-a em um sobrado tipo chalé e alpendre frontal foi fechado.
O sítio foi vendido em 1911 à Associação Feminina Beneficente e Instrutiva - Lar Anália Franco e passou a funcionar como uma instituição dedicada aos menores abandonados, para tanto, reformou as edificações existentes, executando diversas intervenções na casa e nos anexos, com acréscimos em alvenaria de tijolos e não mais no sistema de taipa original.
A Propriedade é privada e infelizmente não é aberta ao público para visitação
Diogo Antonio Feijó (São Paulo, 1784 – 1843), filho de pais desconhecidos foi educado por um religioso, tornando-se ele próprio sacerdote. Foi deputado da Assembleia Geral da Província de São Paulo, Ministro da Justiça e Regente do Império.
O local aprazível, em meio a árvores seculares, transformou-se em recolhimento e refúgio aos reveses políticos sofridos por Feijó, que mudou o nome do antigo Sitio Capão do Tatuapé para “Paraíso”.
fontes: vikipedia vivatatuape
fotos: História Vila Diva vivatatuape


Nenhum comentário:

Postar um comentário