quarta-feira, 1 de março de 2017

Jardim da Luz

Aberto ao público em 1825, o parque Jardim da Luz é o mais antigo da cidade, inaugurado como um Jardim Botânico, era o único ponto de lazer da cidade na época.
Desde 1798, quando uma ordem régia determinou a criação de viveiros de plantas: um no Recife, um no Rio de janeiro e outro em São Paulo, que se planejava a criação de um Jardim Botânico.
"Em 1799 foi concedido ao Sargento Antônio Marques da Silva a permissão de se criar um jardim Botânico junto com um Hospital Militar e a Casa do Trem, as obras foram realizadas com recursos levantados por cidadãos comuns em troca de patentes de oficiais de milícia. Devido à falta de infraestrutura da época as obras sofreram atrasos, ficando prontas somente em 1825(.Ohtake,Ricardo, Jardim da Luz - Um museu a céu aberto. Senac São Paulo)

Para a construção do parque foi escolhida a região entre as várzeas do Tamanduateí e do Tietê, a escolha foi para evitar as grandes inundações que já eram bastante comuns na cidade.
Por ter somente espécies de plantas comuns,deixou de ser Jardim Botânico, até que em 1838 passou a ser chamar Jardim Público, e ainda receberia a visita do Imperador Dom Pedro II em fevereiro de 1846. Em 1852 o parque ganhou grades de ferro, assim como uma nova coleção de plantas e flores trazidas do Rio de janeiro,
Em 1860, o governo do Estado, entrega a Cia Inglesa  parte do terreno do parque Jardim da Luz para a construção de uma estação de trem da The São Paulo Railway, que posteriormente seria a Estação da Luz, a entrega de parte do terreno mudou a simetria do parque, e destruiu de várias árvores e plantas, e outras partes do parque foram cedidos para a construção do Colégio Prudente de Morais e do Liceu de Artes e Ofícios, hoje Pinacoteca.
O Jardim da Luz ainda ganhou um Observatório Meteorológico em 1874, uma torre de cerca de 20 metros de altura conhecida como Canudo de João Teodoro, destruído em 1900.
Em 1883 o parque foi iluminado com energia elétrica.
No início do século XX, por ordem do Conselheiro Antônio Prado, o Jardim da Luz sofreu uma grande remodelação, obedecendo ao estilo paisagista inglês, fazendo com que novos traçados fossem feitos e novos gramados fossem plantados, depois disso e ate a década de 1990  o jardim praticamente não teve reformas, e acabou tendo parte de seu patrimônio deteriorado por muito tempo o local virou ponto de prostituição e comércio de drogas.
A situação reverteu-se com uma política de revitalização da região central levada a cabo pelo Governo do Estado cujos resultados foram, entre outros, a instalação de esculturas ao longo do parque, reforma da Pinacoteca, maior policiamento e valorização da região e em uma  segunda etapa foram feitas melhorias arquitetônicas. Foram feitas obras no Coreto, na casa do Administrador, gruta, entre outros.
O processo de tombamento do bem foi iniciado no ano de 1977, ressaltando a importância cultural devido a sua história, o local foi devidamente tombado em 1981 pelo CONDEPHAAT.
fonte: vikipedia
fotos: prefeitura.sp saopaulo.com c.imguol.pinimg.





Nenhum comentário:

Postar um comentário