sexta-feira, 17 de março de 2017

Escadaria do Bixiga

Rua 13 de Maio e Rua dos Ingleses
Construída em 1929 pelo prefeito Pires do Rio, para fazer a ligação da Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses.
A Chácara do Bixiga, era propriedade de Antônio José Leite Braga, que em 1878 começou a ter seus lotes vendidos para os imigrantes italianos, que transformaram essas terras num bairro, o morro que ficava acima da Rua Treze de Maio não fazia parte desta propriedade e era pouco habitado.
Um clube inglês escolheu a região para a construção de um campo de golf, dai o nome “Morro dos Ingleses”.
Por ser próximo da Avenida Paulista, os barões do Café passaram a frequentar o campo de golf, e em 1912 a prefeitura começou a construir as primeiras ruas no morro despertando o interesse da elite paulistana em morar na região e começaram a aparecer os palacetes e casarões.
A construção da Escadaria incorporou o Morro dos Ingleses ao Bixiga, bela obra, que uniu a classe alta com a classe baixa do bairro.
Hoje a Escadaria do Bixiga com 84 degraus e 16 metros de altura, permite que se vá da Rua Treze de Maio, onde ficam as cantinas e a feira de antiguidades, para pontos turísticos do Morro dos Ingleses, como Museu dos Óculos, Museu Memória do Bixiga e Teatro Ruth Escobar.
Em todo segundo sábado de cada mês, na Escadaria do Bixiga, acontece um show de Jazz com diversos nomes do gênero e uma feirinha gastronômica na Praça Dom Orione,
fonte: portaldobixiga.
fotos: .staticflickr 
portaldobixiga. pinimg.




Nenhum comentário:

Postar um comentário