terça-feira, 14 de março de 2017

Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo

O museu está instalado em um pequeno edifício de 478,9m2, projetado por Ramos de Azevedo em 1896 para abrigar o extinto Hospital Militar da Força Pública. 
Esta construção está inserida em um complexo de edifícios militares erguidos no bairro da Luz, aglutinadas ao redor do antigo Quartel dos Permanentes, atual sede do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (conhecido como "Batalhão Tobias de Aguiar"), também projetado por Ramos de Azevedo e construído entre 1887 e 1892.
O Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo foi criado em 11 de agosto de 1958 pela Secretaria Estadual de Educação, através do Decreto Estadual nº. 33.392,  A instituição, idealizada pelo professor Vinício Stein Campos, diretor do Serviço de Museus Históricos,  denominado "Museu Militar de São Paulo" com objetivo de preservar a memória da Força Pública e das Forças Armadas. 
Em 27 de abril de 1976, o museu foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública, subordinando-se diretamente à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Com objetivo reunir, conservar, catalogar e expor o material histórico relativo às polícias militares do Brasil e, em especial, à Polícia Militar paulista e às corporações que a precederam, como a Força Pública do Estado e a Guarda Civil de São Paulo, bem como outras corporações extintas, como a Polícia Marítima e Aérea, a Polícia Feminina, a Guarda Noturna e a Polícia Especial.
Em 25 de julho de 1994, o museu ganhou sua denominação atual e teve suas finalidades redefinidas.
O Arquivo Histórico do Museu é composto por diversos fundos arquivísticos relacionados à história da Polícia Militar e documentos pessoais (cartas, manuscritos, declarações, atestados, certidões, testamentos, etc.) de personalidades militares, totalizando 1.864 metros lineares de documentação. Destacam-se, entre outros, os documentos relativos aos períodos colonial e imperial, os manuais da Missão Francesa na Força Pública e os documentos das revoluções de 19241930 e 1932.
fonte wikipedia
fotos: Dornicke - museupoliciamilitar



Nenhum comentário:

Postar um comentário