sexta-feira, 3 de março de 2017

Jardim Anália Franco

Distrito de Vila Formosa

bairro surgiu em 1968, quando o terreno da Associação Feminina Beneficente Instrutiva, foi transformado em um loteamento de alto padrão nas proximidades do então Lar Anália Franco.

O local era um aterro sanitário, conhecido como matão pela população local na época, curiosamente, o antigo aterro sanitário retardou o processo de urbanização de um bairro de alto padrão aos moldes do Jardim América, que seria planejado por uma instituição privada, no atual vizinho "Vila Formosa".

A área de loteamento incluía o Ceret - Centro Recreativo do Trabalhador, planejado como um clube privativo para trabalhadores sindicalizados; depois convertido para parque público e batizado como Parque Anália Franco, com (286 mil m² um dos maiores da cidade), no início com jurisdição do Governo do Estado e logo depois cedido para a prefeitura paulistanaa área compreendia parte dos atuais distritos de Vila Formosa e Tatuapé.

O clube privado valorizou o Anália trazendo condomínios horizontais para a região, essas casas eram de 10 x 20 metros quadrados ou até 10 x 30 metros quadrados. nos anos 1980 inicia-se a verticalização da região, o primeiro condomínio foi o Mansão Anália Franco, um edifício de alto-padrão.

Possui um grande centro comercial, o Shopping Anália Franco, inaugurado em 1999 e próximo a ele foi construído um campus da Universidade Cruzeiro do Sul, única universidade localizada no bairro.

comércio local que atende a região está localizado em sua maioria no bairro vizinho de Vila Gomes Cardim, com exceção de algumas agencias bancarias, lojas de moda e decoração e restaurantes.

Por questões "Imobiliárias", diversos empreendimentos, utilizam-se do nome Anália Franco em bairros vizinhos, atualmente detém metro quadrado mais caro de toda Zona Leste de São Paulo, que garante a oitava posição em valor de metro quadrado por ruas da cidade de São Paulo, classificado como "Zona de Valor A" pelo CRECI, tal como outros bairros nobres da cidade como HigienópolisJardim América e Moema.

Esta previsto para futuro próximo a expansão da Linha 2 Verde do Metro e da linha 6 Laranja, transformando a futura Estação Anália Franco em um novo centro de transportes para a Zona Leste de São Paulo.

fonte: vikipedia
fotos: vikipedia(Lukaaz)  ademilar wikimedia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário